Outras


Piódão (Arganil)

vista para aldeia do Piódão

Em plena Serra do Açor encontra-se uma das mais charmosas e turísticas Aldeias do Xisto. Foi classificada como imóvel de interesse público em 1978 e integrada no projecto de Aldeias Históricas de Portugal tendo sido reconvertidos desde então todos os telhados e paredes a xisto como tradicionalmente o eram.
A sua disposição sobre a encosta fez com que aldeia de Piódão fosse apelidada de "Aldeia Presépio". O seu verdadeiro nome poderá vir de "Pior do Mundo" ou mais certamente de "Piodam" que significa "gente que anda a pé" e que alinha com o seu isolamento histórico. Só em 1972 é construído um estradão de acesso e apenas anos mais tarde a aldeia é electrificada.
Conta-se sem certeza que a origem das portas e janelas azuis virá supostamente do isolamento já que a muito custo a única tinta que aqui chegava seria de cor azul. Actualmente a realidade é outra. A aldeia está recuperada e o alcatrão chega até à entrada da aldeia e com ele uma enchente de turistas que querem apreciar este precioso lugar nos saudáveis ares da serra.

Pontos de interesse próximos: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Capela de São Pedro, Núcleo Museológico do Piódão, Praia fluvial do Piódão, Ribeira do Piódão, Praia fluvial da Foz d'Égua, Aldeia de Foz d'Égua.

Foz d'Égua (Arganil)

praia fluvial e aldeia de Foz d'Égua

Não muito distante da aldeia do Piódão está Foz d'Égua uma pequena aldeia de xisto e lousa onde as ribeiras do Piódão e das *Chãs se encontram.
Reunidas as ribeiras seguem o seu curso em direcção ao Rio Alvoco e formam neste preciso lugar uma das mais belas represas e praias fluviais no coração da Serra do Açor.

Pontos de interesse próximos: Ponte suspensa, Ribeira do Piódão, Ribeira das Chãs, Praia fluvial da Foz d'Égua, Praia fluvial do Piódão, Aldeia do Piódão.

Coja (Arganil)

ponte sobre o Rio Alva em Coja

Conhecida pela "Princesa do Rio Alva" está situada na confluência da Ribeira da Mata com o rio. Tem uma fantástica praia fluvial (muito procurada no Verão) e um vasto património cultural e religioso.

Pontos de interesse próximos: Igreja Matriz, Capela de Santo António, Capela do Senhor do Sepulcro, Capela da Casa do Prior Costa, Capela de São Miguel, Capela de São Sebastião, Pelourinho, Paço dos Bispos de Coimbra condes de Arganil, Lagar, Ponte romana de três arcos, Praia fluvial de Coja.

Pomares (Arganil)

De origem nobre a quinta da Marquesa de Pomares com a força do trabalho foi fixando as gentes ao seu redor formando mais tarde esta aldeia. Embora o xisto não predomine nas construções existem bons exemplos que se podem apreciar.
Daqui se avista a Serra do Açor e a proximidade da Ribeira de Moura (ou de Pomares) oferece uma praia fluvial de excelentes condições.

Pontos de interesse próximos: Igreja Matriz de Pomares, Capela de São Simão, Cruzeiro, Quinta da Marquesa de Pomares (particular) com Lagar e Moinho, Ponte romana sobre a ribeira de Moura, Praia fluvial de Pomares, Parque eólico de Açor, Serra do Açor.

Ponte de Fajão (Pampilhosa da Serra)

Rio Ceira na aldeia da Ponte de Fajão

É muito pequena e não está incluída na rede de aldeias mas pela sua fotogenia e por encontrar-se tão perto de Fajão, vale a pena incluí-la no roteiro e fazer-lhe uma visita.

Pontos de interesse próximos: Praia fluvial de Ponte de Fajão, Rio Ceira, Penedos de Fajão, PPS PR1 - Caminho do Xisto de Fajão (4,1km).

Avô (Oliveira do Hospital)

aldeia de Avô

No bonito lugar onde a Ribeira de Moura (ou de Pomares) se junta às águas do Alva encontra-se Avô. Na junção das águas forma-se também a pequena Ilha do Picoto.
O xisto aqui é raro mas a morfologia das habitações em redor dos cursos de água tornam a aldeia particularmente bonita e interessante.
Julga-se que a origem do curioso nome vem do facto de ali se poder passar "a vau" o Rio Alva.
Esta bonita aldeia serviu de capa para o livro "As Mais Belas Aldeias de Portugal".

Pontos de interesse próximos: Castelo, Capela de Nossa Senhora do Anjo, Capela do Espírito Santo, Capela de Santa Quitéria, Capela de Santa Maria do Mosteiro, Casa dos Brás Garcia de Mascarenhas, Pelourinho, Cruzeiro, Ilha do Picoto, Lagar, Praia fluvial de Avô, Rio Alva, Ribeira de Pomares (ou de Moura).

Casal do Rei (Seia)

Uma das mais típicas aldeias situada no Parque Natural da Serra da Estrela. A maioria dos casarios conserva ainda as suas fachadas de xisto e lousa.
Está fixada numa das margens da Ribeira da Loriga e conta com um pequeno açude, alguns moinhos e uma levada de regadio.

Pontos de interesse próximos: Lagar, Moinhos (de Baixo e de Cima), Açude, Levadas, Ribeira da Loriga.



Deixe-nos a sua mensagem